Professores e cursos

USP

Clarice Aiello

1. Desvendando o que é Biologia Quântica
Este curso introdutório explora os fundamentos da biologia quântica, um campo emergente que busca entender como princípios quânticos podem influenciar processos biológicos. Os alunos serão apresentados aos conceitos fundamentais e às principais hipóteses que estão moldando essa área inovadora.

Marcelo Terra Cunha

2. Do Clássico ao Quântico: uma jornada pelos fundamentos
Uma imersão nos conceitos fundamentais da física, desde os clássicos até os avanços quânticos. Este curso fornece teoria necessária para entender como a física clássica e quântica se conectam, preparando os alunos para aplicações em biologia.

Marucia Chacur

3. Explorando a Vida: princípios da Biologia celular e molecular
Neste curso, os alunos mergulharão nos conceitos-chave da biologia celular e molecular, entendendo as estruturas e funções que sustentam a vida. O objetivo é fornecer uma visão abrangente dos processos biológicos fundamentais que podem interagir com fenômenos quânticos.

Luiz Davidovich

4. Sensores Quânticos e suas aplicações em Ciências da Vida
Este curso explora as tecnologias de sensores quânticos e como elas estão revolucionando as ciências da vida. Os alunos aprenderão sobre as aplicações desses sensores em áreas como medicina, biologia e bioquímica, destacando seu papel na detecção e análise de processos biológicos.

Pedro Pascutti

5. A vida secreta das moléculas: simulações computacionais e modelagem quântica
Focado em simulações computacionais, este curso apresenta como modelagens quânticas estão sendo usadas para desvendar os segredos das moléculas. Os alunos terão uma visão abrangente de técnicas avançadas que permitem a simulação de interações moleculares complexas, essenciais para a compreensão de sistemas biológicos.