Marcelo Terra Cunha

UNICAMP
Instituição:

Professor de Física Matemática na Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, a mesma instituição onde obteve o Bacharelado (1994) e o Mestrado (1997) em Física. Doutor em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), onde atuou como Professor Associado (1997-2015, em diferentes níveis na carreira brasileira), Marcelo passou o ano de 2006 como pós-doutorando no grupo de Leeds, sob a orientação do Prof. Vlatko Vedral. Os principais interesses de pesquisa de Marcelo incluem a caracterização e aplicações do Emaranhamento, além de outras formas de correlação, e os Fundamentos da Física Quântica, incluindo não-localidade e contextualidade. Marcelo é membro fundador dos grupos de pesquisa EnLight (Propriedades de Emaranhamento e Quânticas da Luz) e MathFoundQ (Fundamentos Matemáticos da Teoria Quântica), bem como da rede de pesquisa SPIN off QuBIT (Integração e Nucleação de Tecnologias de Informação Quântica Futuras em São Paulo). Ele é Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências e Membro Associado do Centro Internacional de Física Teórica. Marcelo publicou mais de 50 artigos científicos, com cerca de 60 coautores, e recebeu mais de 700 citações segundo o ISI e mais de 1300 segundo o Google Scholar. Ele também é (co-)autor de dois livros publicados pelo IMPA e um pela Springer. Marcelo supervisionou onze alunos de Mestrado e seis de Doutorado, além de dois pós-doutorandos, e atualmente orienta quatro doutorandos, um mestrando e três alunos de projetos de ensino médio. Marcelo foi o Diretor de Estudos de Pós-Graduação em Matemática na UFMG e é o Chefe do Departamento de Matemática Aplicada na Unicamp.

placeholder-round.png
Flag_of_Brazil.svg.png